Pages

ASTRIT SELMANI

nov. 11, 2020 0 comments

ASTRIT SELMANI

COM UMA ASCENSÃO METEÓRICA E A PULSO DESDE OS ESCALÕES INFERIORES DO FUTEBOL SUECO, ASTRIT SELMANI É UM PATINHO FEIO QUE SE FEZ CISNE. AOS 23 ANOS FOI O JOGADOR MAIS DECISIVO DA ÉPOCA 2020 NA ALLSVENSKAN.

Para Astrit Selmani não parece haver limites. Depois de ter sido instrumental na temporada de promoção do Varbergs BoIS à Allsvenskan com quinze golos em vinte e sete jogos (registo que lhe valeu o lugar de terceiro melhor marcador da Superettan passada), Selmani não acusou a pressão da subida de patamar e aos 23 anos foi determinante na manutenção do Varberg na Eliteserien com quinze golos em vinte e quatro jogos naquela que foi a temporada de estreia do clube junto à elite do futebol sueco. Selmani, porém, é muito mais do que “apenas” golos. Em ambas as temporadas assistiu seis vezes golos de colegas, registo ilustrativo do trabalho coletivo do avançado sueco.

Nascido em Malmö há 23 anos, apesar de ter feito parte da formação no maior clube da cidade – e clube mais titulado do país -, Selmani nunca teve uma oportunidade no Malmö FF. Na verdade, a etapa final da sua formação até já foi passada no Kulladals FF, subindo a pulso pelos escalões secundários da Suécia até ao patamar de futuro internacional que atualmente ostenta, assumindo-se, agora, como uma das principais figuras e candidatos a assumir a frente de ataque da seleção sueca no pós Marcus Berg. E há quanto tempo, tanto quanto aquele que passou desde que Zlatan Ibrahimovic colocou um ponto final na carreira internacional, que a Suécia aguarda por um avançado de elite.

De ascendência kosovar – o avançado também pode jogar pela Albânia se assim entender, mas já declarou aceitar o convite do Kosovo caso venha a ser convocado pela seleção -, a ascensão de Astrit Selmani nos últimos anos tem sido feita a partir pedra. Ainda antes da chegada a Varberg, Selmani foi autor de 13 golos em 28 jogos na terceira divisão sueca ao serviço do Torns IF. Ano após ano, Selmani tem deixado a sua marca nas diferentes divisões do futebol do seu país. 13 golos na terceira em 2018; 15 na segunda em 2019 (foi mesmo eleito o melhor jogador da temporada) e, agora, outros quinze, na principal divisão do futebol sueco ajudando o Varberg BoIS a uma temporada sólida e tranquila na sua estreia na primeira divisão. E, aos 23 anos, já com a braçadeira de capitão. Com participação direta em 21 dos 45 golos apontados pelo Varberg esta época, Selmani foi o jogador mais decisivo da competição.

Astrit Selmani é um líder, daqueles que carrega a equipa nos ombros através do exemplo. Um guerreiro em campo, alia qualidade técnica a uma força mental e obstinação assinaláveis. Os seus 43 golos em três temporadas são sintomáticos da sua qualidade finalizadora, mas as doze assistências nas duas últimas épocas mostram algo mais: que Astrit Selmani não é só um jogador de último toque e finalização, apesar de essas serem as suas principais características. É um avançado completo que se associa na perfeição com os colegas fruto de uma inteligência posicional assinalável. Uma mobilidade que lhe permite fugir com facilidade à marcação adversária, algo particularmente visível na forma como identifica o espaço a atacar, fazendo-o sempre de forma bastante agressiva.

Com um metro e oitenta e quatro e 82kg, Selmani é um avançado robusto e ao qual lhe é muito complicado roubar a bola. Características que tornam o jovem sueco num avançado bastante capaz de servir os colegas jogando em apoio e de costas para a baliza, ainda que os seus maiores argumentos estejam, neste momento, na agressividade com que ataca a profundidade jogando sempre no limiar do fora de jogo, pois é num jogo de transições que assenta a mentalidade da sua equipa. Só três equipas registaram uma percentagem de bola de bola inferior à do Varberg esta temporada.

Os quinze golos apontados esta época para um registo de 13.69 xG são elucidativos do bom finalizador que é Selmani. Não foram apenas as oportunidades mais claras que converteu em golo e o ligeiro sobre rendimento entre golos reais e golos esperados está aí para o provar. Selmani terminou a temporada com uma percentagem de 47.76% remates acertados na baliza e, desses, 22.39% resultaram em golo. Registos bem acima da média na competição. Só nove jogadores terminaram a época com uma taxa de acerto no remate superior. Um autêntico predador de área: só três jogadores tocaram na bola dentro da área adversária mais vezes do que Selmani. E, isto, apesar do seu mapa de calor registar cores quentes no espaço entre linhas e junto aos corredores.

Com 15 golos apontados esta temporada na Allsvenskan, Astrit Selmani não foi apenas o segundo melhor marcador da competição. Foi mesmo eleito o terceiro melhor jogador da Allsvenskan atrás de Anders Christiansen (Malmö FF) e de Jesper Karlsson (IF Elfsborg), um dos três melhores jovens da competição e ainda um dos três melhores avançados. Por um milhão de Euros, valor que a imprensa avançou como mínimo para o tirar de Varberg, Malmö FF, Hammarby e KRC Genk perfilaram-se como possíveis destinos. Por um milhão de Euros, Astrit Selmani, rumou ao Hammarby que não perdeu tempo e garantiu, desde já, um dos negócios da temporada. Afinal, Selmani, é uma das grandes histórias de ascensão futebolística no Norte da Europa nos últimos anos.

Comentários

POSTS RELACIONADOS

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}