Social Media Icons

Top Nav

KRISTOFFER VELDE

dez. 23, 2020 0 comments
KRISTOFFER VELDE

NUMA ALTURA EM QUE O FUTEBOL CAMINHA A PASSOS LARGOS RUMO À MECANIZAÇÃO, A IRREVERÊNCIA DE JOGADORES COMO KRISTOFFER VELDE É REFRESCANTE. SE GOLOS E MAGIA LEVAM PESSOAS AO ESTÁDIO, SÃO JOGADORES COMO KRISTOFFER VELDE QUE VENDEM BILHETES DE ÉPOCA.

Por esta altura, e por muitos mais anos que se sigam, cruzar as ruas de uma qualquer cidade norueguesa, pequena ou grande, é correr o risco de tropeçar num futuro internacional e numa futura estrela do futebol internacional. Haugesund, mais habituada aos sons extremos da música mais pesada, não é exceção. É, aliás, um desses grandes exemplos e há um nome que ressoa mais alto do que música de Enslaved: Kristoffer Velde.

Aos 21 anos e com toda a carreira passada ao serviço do FK Haugesund, Kristoffer Velde assume o tipo de estatuto de jogador de culto que abrilhanta o futebol. Nunca ter jogado por um dos grandes clubes do país e, ao mesmo tempo, assumir-se como uma das figuras da liga norueguesa abrilhanta de forma especial aquilo que Velde foi fazendo ao longo dos últimos meses desde que se estreou pelos Maakene em 2017 quando tinha ainda, somente, dezoito anos. Se em ano de estreia, Velde não foi além de nove presenças pela equipa de sempre mas chegando a somar duas titularidades em apenas nove presenças, o jovem extremo começou a deixar a sua marca no clube pouco tempo depois.

Em 2018, Velde já foi presença assídua na equipa do Haugesund e terminou mesmo a temporada com quatro golos marcados em apenas catorze presenças entre liga e taça da Noruega. Na Eliteserien em particular, Velde precisou apenas de 116 minutos para fazer dois golos. Foi em 2019 que Kristoffer Velde assumiu finalmente preponderância no clube de Haugesund, correspondendo da melhor forma à hipótese dada por Eirik Horneland. Entre Liga e Taça, Velde participou em 32 encontros do Haugesund apontando seis golos, elevando-se a revelação da temporada na Eliteserien.

Se em 2019 Velde colocou os holofotes sobre si perante a promessa de uma temporada definidora do seu talento em 2020, o jovem extremo de 21 anos não defraudou as expetativas. Confirmando o seu próprio crescimento paulatino, Velde fez a melhor temporada da carreira, assumindo-se não só como um dos melhores jovens em prova, como um dos melhores jogadores a nível global. Ao todo, foram 34 jogos pelo Haugesund em 2020 e para os quais contribuiu com 10 golos e 9 assistências. Oito golos e oito assistências apenas na Liga e ainda dois golos e um passe para golo na muito interessante campanha europeia da equipa norueguesa que apenas foi travada pelo PSV depois de eliminar Cliftonville e Sturm Graz, estes últimos, uma das sensações da temporada atual.

O Haugesund ficou perto de eliminar o PSV e tudo o que separou a equipa norueguesa do play-off de qualificação para a fase de grupos da Liga Europa foi um golo. Um mísero golo e tantos foram aqueles que Velde marcou e assistiu ao longo da temporada. Entre os jovens jogadores da competição, só Jens-Petter Hauge terminou a época com maior número de participação direta em golos do que Kristoffer Velde e tal como o extremo entretanto saído para Milão, também o jovem do Haugesund é um flanqueador desconcertante que parte dos corredores laterais para o central disferindo o seu forte pontapé numa semelhança assustadora com extremos holandeses unidimensionais, mais ainda assim, indefensáveis.

Capaz de jogar em qualquer um dos corredores laterais, o jogo de Kristoffer Velde é tão previsível como impossível de defender quando o jovem está nos seus melhores dias. É certo que vai procurar o corredor central depois de fugir da lateral, mas é em conseguir defender esse movimento que está o desafio. Rápido, explosivo, com uma capacidade de aceleração brutal e fortíssimo no um para um e no drible curto, Velde praticamente só é travado em falta. Mais sobre o corredor esquerdo do que sobre o direito, o extremo do Haugesund mostrou esta temporada que está longe de ser unidimensional e que consegue impactar no jogo onde quer que jogue. Sete golos e sete assistências surgiram em 25 jogos que disputou mais sobre o corredor esquerdo, enquanto que as restantes três assistências e três golos aconteceram em sete encontros que disputou sobre o corredor direito.

A capacidade de drible desconcertante e a confiança com que parte para cima dos adversários valeram a Kristoffer Velde a alcunha de “Veldinho”. A referência é óbvia, e Velde justifica-a com a magia que se exige. Só Aron Dønnum e Philip Zinckernagel terminaram a temporada com mais dribles efetuados do que aqueles registados por Velde, com o extremo do Haugesund a terminar ainda a época entre os jogadores com maior taxa de eficácia no drible em toda a competição. Um recurso com a finalidade quase exclusiva de preparar o bom remate que possui. E se isso pode ser visto de alguma forma como individualismo excessivo, é de destacar a audácia e a confiança que Velde tem no seu jogo.

Ao todo, na competição, em 2020, só seis jogadores remataram mais vezes à baliza do que Velde e não foram poucos os jogos em que o extremo do Haugesund tentou partir para o drible mais vezes do que passou a bola a colegas, o que diz tudo do estilo de jogo do jovem de 21 anos. Ainda assim, vezes suficientes para ter terminado a época com várias assistências para golo. Mais do que tudo o resto, Velde é um jogador que procura ser protagonista, que procura decidir jogos sozinho e que tem a confiança e a arrogância para tal. E, convenhamos, a qualidade para tal mesmo que pelo meio corra riscos que parecem desnecessários, tentando fintar toda a equipa adversária ainda dentro do seu próprio meio campo.

A confiança e a arrogância típicas da idade e que só a experiência ajudará a temperar, mas queremos mesmo isso? É que, quando sai bem, Velde retira um coelho da cartola e é capaz de concorrer consigo mesmo pelo golo da temporada. Numa altura em que o futebol caminha a passos largos rumo à mecanização, a irreverência de jogadores como Kristoffer Velde é refrescante. Se golos e magia levam pessoas ao estádio, são jogadores como Kristoffer Velde que vendem bilhetes de época.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto