Pages

OLAUS SKARSEM

dez. 23, 2020 0 comments
OLAUS SKARSEM

EM 2020, OLAUS SKARSEM AINDA NÃO VOLTOU A SER ASSOCIADO A ALGUNS DOS MAIORES CLUBES EUROPEUS, MAS SE TAL VIER A ACONTECER, FARÁ MAIS SENTIDO DO QUE NUNCA DEPOIS DA BOA TEMPORADA QUE PROTAGONIZOU AO SERVIÇO DO KRISTIANSUND.

A evolução de um jogador de futebol e a sua completa ausência de linearidade será sempre um dos grandes mistérios do futebol mundial. Olaus Skarsem é um desses exemplos. Surgido na principal equipa do Rosenborg ainda em 2016 e fazendo a estreia pelo histórico emblema norueguês aos 17 anos, coroada com um golo, foi preciso esperar-se quatro anos para que o jovem norueguês tivesse finalmente a sua temporada de explosão. Agora com 22 anos e ao serviço do Kristiansund BK, Skarsem assumiu-se como um dos melhores jogadores da liga norueguesa confirmando finalmente todo o potencial que lhe era antevisto em idade jovem.

A evolução de Olaus Skarsem não foi linear. O caminho para chegar onde chegou ao serviço do clube de Kristiansund foi, no mínimo, atribulado e se já em 2019 tinha deixado água na boca ao serviço do Ranheim IL, mas não conseguindo evitar a descida de divisão da equipa, foi em 2020, quatro anos depois da estreia, que Olaus Skarsem finalmente deixou a sua marca no futebol norueguês. Pelos Uglan, o médio ofensivo norueguês agora com 22 anos apontou três golos e quatro assistências, ajudando o Kristiansund a alcançar uma tranquila quinta posição na Eliteserien numa época em que muitos chegaram a colocar a hipótese do clube poder vir a lutar por uma vaga na primeira divisão. Não só tal não aconteceu como o Kristiansund ameaçou mesmo terminar a época em posição europeia. No final, foram apenas quatro pontos que separaram as corujas da Europa, um feito extraordinário, ainda assim, e para o qual muito contribuiu Olaus Skarsem.

Ao lado de nomes como Amahl Pellegrino, Sondre Sörli e Liridon Kalludra, Skarsem fez parte de um dos ataques mais entusiasmantes da Eliteserien em 2020. O contexto ideal para florescer depois de temporadas complicadas. Considerado um dos maiores talentos do país desde cedo e com estreia ao serviço do Rosenborg ainda com 17 anos, 2017 e 2018 foram particularmente complicados para Skarsem não conseguindo dar seguimento ao que prometeu devido às várias lesões que o assolaram. Sem espaço no plantel do histórico de Trondheim, Skarsem acabou por rumar a Ranheim para a temporada 2019 e, pela primeira vez livre de lesões, começou a florescer.

Emprestado pelo Rosenborg ao Ranheim, Skarsem não evitou a queda do clube à segunda divisão numa época em que apontou um golo e uma assistência na Eliteserien, evidenciando-se, sim, nos mesmos indicadores que o tornaram esta temporada num dos melhores jovens jogadores da competição: uma eficácia impressionante no drible, mas uma inteligência extraordinária para perceber quando partir para o mesmo ou não, além de um trabalho incansável no momento de recuperação de bola revelado em números impressionantes e bem acima da média em matéria de recuperações de bola no meio campo ofensivo.

Olaus Skarsem é, por isso, um médio ofensivo moderno e completo que alia qualidade técnica, criatividade e inteligência a uma capacidade de trabalho notável e imprescindível no futebol atual e que o tornam talhado para competições como a Bundesliga, ou qualquer equipa que se caracterize por ter um estilo de jogo mais vertical e de grande pressão no momento sem bola. Aliando todas essas características a uma capacidade impressionante para impactar no último terço do campo, seja por via de finalização, seja na assistência para colegas de equipa. As sete participações diretas em golos esta temporada, num clube como o Kristiansund, são claro exemplo disso mesmo.

As boas exibições de Olaus Skarsem ao serviço do Ranheim não impediram o Kristiansund de apostar no jovem médio natural de Melhus que, futebolisticamente falando, apenas tinha conhecido o Rosenborg e Trondheim na sua vida. Debeladas as lesões que o atormentaram, Skarsem regressou mesmo à órbita das seleções jovens do seu país e depois de sete internacionalizações sub-18 ainda em 2016, foi já em 2019 que Skarsem regressou à seleção marcando na única internacionalização Sub-21 que conta no currículo. Porém, foi na pequena e pitoresca cidade de Kristiansund e no pequeno Kristiansund BK que Skarsem encontrou o contexto perfeito para explodir.

Em 2020, mais perto da área adversária, Skarsem mostrou que é um jogador capaz de assumir o jogo e de ser decisivo, numa demonstração de versatilidade e dimensão futebolística que o tornam especialmente apetecível. Skarsem mostrou que pode jogar em qualquer posição do meio campo. Foram muito poucos aqueles que terminaram a época norueguesa com maior eficácia no drible e também poucos os que registaram mais recuperações de bola em maio campo adversário como o jovem do Kristiansund. Tal qual como na temporada passada ao serviço do Ranheim, mas, agora, acrescentando-lhe uma capacidade de decisão e definição assinaláveis. Mesmo sem fazer muitos passes para finalização por jogo, em média, Skarsem terminou a época com quatro assistências.

Foram, ainda, poucos, os jogadores da Liga Norueguesa que terminaram a competição com mais dribles executados e, por consequência, maior percentagem de duelos ofensivos ganhos e, menos ainda, os jovens jogadores da competição com números superiores aos de Skarsem em todos estes aspetos. Se em 2017 já se falava num suposto interesse do Liverpool FC – e já agora do Everton - no concurso do então jovem médio do Rosenborg, em 2020 essa hipótese faria ainda mais sentido.

“Foi bastante estranho saber isso e obviamente não era algo que estivesse à espera. Porém, é bastante motivador e demonstrativo de estar a fazer alguma coisa bem, independentemente de poder vir a acontecer ou não. Não há muito a dizer acerca desses rumores, sei tanto quando qualquer pessoa que os leia. É bom ser associado a grandes clubes, mas não havendo nada de concreto não há nada para ser considerado. Sendo um clube com tanta história, naturalmente, estaria interessado, mas não é algo no qual pense”, afirmou então Olaus Skarsem.

Em 2020, Olaus Skarsem ainda não voltou a ser associado a alguns dos maiores clubes europeus, mas se tal vier a acontecer, fará mais sentido do que nunca depois da boa temporada que protagonizou ao serviço do Kristiansund. O próprio Sevilha FC diz-se ser admirador de longa data do jovem norueguês, mas é com a Premier League que Skarsem sonha. West Ham, Brighton & Hove Albion e Leicester City foram outros dos clubes que chegaram a ser apontados ao futuro de Skarsem.

Comentários

POSTS RELACIONADOS

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}