Social Media Icons

Top Nav

ARBNOR MUCOLLI

jan. 10, 2021 0 comments

ARBNOR MUCOLLI

BAIXO CENTRO DE GRAVIDADE, AGILIDADE INSUPERÁVEL, CONTROLO DE BOLA PERFEITO E, ESTA, SEMPRE COLADA AO SEU PÉ. MESMO A JOGAR SOBRE O CORREDOR ESQUERDO, ARBNOR MUCOLLI FALA COM A BOLA EM CATALÃO DE SOTAQUE ARGENTINO.

Poucas situações dizem mais acerca da qualidade diferenciada de um jogador do que a sua automática identificação assim que o mesmo pega na bola. Identidade não é para todos, muito menos um estilo inconfundível. Arbnor Mucolli é um desses jogadores. Mesmo qualquer um de nós que nunca tivesse visto um jogo do Vejle BK e soubesse quem era Mucolli prontamente identificaria ali um talento especial assim que o jovem dinamarquês de origem albanesa-kosovar pegasse na bola. Mucolli é diferenciado. É especial. Tem o traço distintivo daqueles que chegam ao mais alto nível.

Depois de uma temporada de ausência, o histórico Vejle BK está de regresso ao convívio com a elite futebolística dinamarquesa. E, face aquilo que se passou na época passada, é difícil imaginar que não seja para ficar depois de uma campanha de absoluto domínio na segunda divisão do país, com o clube a mostrar estar vários furos acima daquele contexto futebolístico e, por isso, mais do que preparado para jogar numa divisão acima. Sob a orientação do antigo internacional romeno Constantin Galca, o Vejle foi líder da segunda liga desde a jornada 11 da competição, tendo a terminado com o segundo melhor registo ofensivo, e o melhor registo defensivo. Arbnor Mucolli foi decisivo para essa boa prestação do histórico dinamarquês. Em 2019/20 foi autor de sete golos e seis assistências, sendo que não foram muitos os jogadores na competição que tiveram influência direta em mais golos da sua equipa.


Natural de Frederica, cidade à qual regressou o irmão Agon e onde este vai trilhando também um caminho de grande sucesso e potencial futuro, foi no Vejle que Arbnor construiu toda a sua vida futebolística. Tido como grande promessa do futebol dinamarquês desde há alguns anos, Arbnor chegou a ser internacional pelo país nórdico no escalão Sub-18 antes de se comprometer com a Albânia dos pais e pela qual já foi internacional Sub-20 e Sub-21 em mais de uma dezena de ocasiões. Foi com dezassete anos que Arbnor Mucolli se estreou pelo VB, tendo visto a sua evolução interrompida por uma lesão grave que lhe retirou o campo durante toda a segunda metade da época 2017/18 que culminou na promoção do VB à Superliga.

A estadia do histórico clube de Vejle na primeira divisão durou pouco, mas foi na época de regresso à segunda liga que Mucolli se estabeleceu como figura importante no clube. Em 2018/19 já tinha feito quase trinta jogos pelo clube na primeira divisão e, isso, permite-lhe agora regressar para ter outro impacto. Mesmo com apenas 21 anos, Mucolli é já um jogador experiente e isso vê-se sempre que agarra na bola e parte para cima do adversário encarando-o com confiança. Essa é uma das suas principais características e ainda para mais com traços distintivos. Baixo centro de gravidade, agilidade insuperável, controlo de bola perfeito e, esta, sempre colada ao seu pé. Mesmo a jogar sobre o corredor esquerdo, Arbnor Mucolli fala com a bola em catalão de sotaque argentino.

2019/20 foi então a temporada de afirmação definitiva de Arbnor Mucolli no futebol profissional. Com participação direta em treze golos do VB foi uma das suas grandes referências na temporada dominadora que o clube encetou na segunda divisão dinamarquesa. Não é, por isso, surpresa, o impacto imediato que Mucolli e o próprio Vejle BK tiveram neste regresso à Superliga. Apesar da derrapagem completa nas últimas semanas, o histórico clube dinamarquês era líder da competição à sétima jornada e Mucolli, em particular, levava dois golos, ambos apontados frente ao SønderjyskE numa exibição de luxo do internacional albanês.

Capaz de jogar em qualquer um dos três corredores do meio campo de ataque da sua equipa, mas principalmente sobre o esquerdo e o central, Mucolli destaca-se pela criatividade e capacidade de desequilíbrio no último terço, quer através da condução de bola, quer na execução e último passe. Sintomático disso mesmo é o facto de o jovem registar por esta altura números bem acima da média em matéria de drible, quer em matéria de passes para finalização por 90 minutos. Mucolli é exímio no um para um ofensivo e extremamente eficaz na distribuição, somando também números elevados relativos à eficácia no cruzamento.

É com a bola no pé que Mucolli se mostra diferenciado. Só seis jogadores até ao momento registam números superiores em matéria de dribles tentados, só três registam uma média por 90 minutos superior à do jovem internacional albanês e apenas quatro têm uma taxa de eficácia superior nesse aspeto. Os 44% de taxa de acerto no cruzamento são superados apenas por seis jogadores, sendo que falamos de um jogador com uma média de cruzamento por jogo bastante baixa. Ou seja, sintomático da visão de jogo e capacidade de decisão de Mucolli, algo pouco habitual num jogador ofensivo, criativo, mas acima de tudo tão jovem.

Mucolli não é apenas um jogador tecnicamente evoluído e/ou um artista em campo. Coloca essas qualidades em prol da equipa. É, sim, um jogador inteligente com uma tomada de decisão acima da média, facilitada pela evoluída capacidade técnica que detém. Joga sempre com uma elegância e uma magia que o diferencia dos demais, em particular, na forma como conduz a bola sempre colada ao pé esquerdo. O seu baixo centro de gravidade confere-lhe uma coordenação motora e agilidade que tornam muito difícil retirar-lhe a bola e lhe concede grande robustez na proteção da mesma. É um jogador com uma grande visão de jogo e tempera-o com pontuais lances de showboating que o tornam um jogador apaixonante.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto