Social Media Icons

Top Nav

JENS CAJUSTE

jan. 10, 2021 0 comments
JENS CAJUSTE

CAJUSTE É ELEGÂNCIA E CLASSE, E NEM QUANDO É CHAMADO A TAREFAS DEFENSIVAS PERDE A POSTURA. QUAL WITSEL SUECO, É UM CIDADÃO DO MUNDO QUE ESTEVE NA BASE DE UM QUASE CONFLITO DIPLOMÁTICO ENTRE A SUÉCIA E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. O SEU POTENCIAL É COMO A CIDADANIA: NÃO TEM LIMITE.

A vida de Jens Cajuste dava um filme. Nascido em Gotemburgo, na Suécia, filho de pai americano com raízes no Haiti e mãe sueca, emigrou com a família para a China quando era ainda pequeno. Cajuste tinha cinco anos. O pai era investidor de capital de risco. Viveu em Luoyang antes de rumar a Pequim e foi na capital chinesa que começou a dar os primeiros passos no futebol. O tempo pela Ásia não durou muito para a família Michel Cajuste e aos dez anos já estava de regresso à Suécia natal. Ainda antes de assinar com o histórico Örgryte IS, um dos maiores clubes de Gotemburgo, Cajuste passou pelo Guldhedens IK, mas foi o ÖIS que acabou por fazer a sua ascensão ao futebol profissional.

“Crescer na China foi divertido. Muito divertido. Para começar, não tinha de ir à escola, o que para um miúdo era naturalmente muito bom. Mas não íamos à escola no primeiro ano na China porque em Luoyang, em 2005, uma cidade com apenas seis milhões de pessoas, não havia uma escola internacional. Devia haver cerca de cem estrangeiros na cidade e a grande maioria deles eram professores. Os meus pais enviavam-me a mim e à minha irmã para aulas de mandarim durante o dia. Era muito interessante porque a sala de aulas era num apartamento num grande empreendimento residencial. Os meus pais pediam ao professor que não nos mantivessem dentro da sala durante mais de uma hora e durante as pausas o nosso tutor simplesmente abria a porta e deixava-nos ir brincar. A maioria das vezes nem havia miúdos porque esses estavam todos na escola. Havia sim muitos reformados que nos tratavam como netos. Aprendemos chinês muito rápido”, recorda.

Cajuste tinha apenas 17 anos quando se estreou pelo Örgryte IS e longe estava de imaginar que, anos mais tarde, acabaria a protagonizar uma das maiores novelas futebolísticas do país nos tempos mais recentes. Afinal, quatro anos depois, já com 21, ameaçou mesmo abandonar a ideia de jogar futebol pela seleção sueca e comprometer o seu futuro internacional com os Estados Unidos da América do pai. Cajuste chegou a abandonar uma comitiva da seleção sub-21 sueca sob fortes rumores de ter aceitado a proposta da federação norte-americana, mas sem que pormenores alguma vez tenham surgido em público, o jovem sueco acabou mesmo a jogar pelo país natal – há quem diga que por não cumprir os requisitos para jogar pelos EUA, apesar de grande parte da família viver nos EUA e o irmão ter mesmo sido jogador de basquetebol na NCAA. Já Cajuste é um grande adepto da NBA, dos Golden State Warriors e de Stephen Curry em particular.

“Sou o único de três filhos que não vive nos Estados Unidos da América. Tanto meu irmão Matt como a minha irmã Linnea vivem em Manhattan. Desde bebé, porém, que visito os seus familiares nos Estados Unidos durante o Verão e épocas festivas como a Ação de Graças ou o Natal”, explica Cajuste. “Sinto-me tanto americano como sueco, mas foco-me somente naquilo que posso controlar que é ser o melhor jogador de futebol que conseguir, melhorar continuamente e ajudar a minha equipa a vencer. Como todos os jogadores tenho as minhas ambições internacionais, mas esse não é o meu foco neste momento”.

Com apenas três internacionalizações Sub-21 no currículo, Cajuste foi um dos jogadores chamados por Janne Anderson para o amigável frente à Dinamarca em novembro de 2020, bem como para os encontros da Liga das Nações frente à Croácia e à França. Hoje, conta com duas internacionalizações pela Suécia e a novela conheceu um final num ano que foi, ainda assim, para recordar. 2020 não foi só o ano em que Jens-Lys Cajuste chegou a internacional do país, mas sim o ano em que o jovem médio sueco se assumiu de pedra e cal no meio-campo do FC Midtjylland e participou em praticamente todos os minutos da estreia do clube na Liga dos Campeões.

Cajuste está habituado a imbróglios, diga-se. Em junho de 2018, já depois da sua temporada de revelação ao serviço do Örgryte IS e pelo qual disputou dezoito encontros ao longo de três temporadas, assinou com o FC Midtjylland à revelia do clube sueco. Örgryte IS e FC Midtjylland lá se entenderam e pelo jovem médio de 18 anos, o clube dinamarquês pagou menos de 200 mil Euros. “É impossível não ficar dividido. Esperava que pudéssemos continuar a contar e a trabalhar com o Jens e ajudá-lo a educar-se no seu futuro futebolístico. Mas é naturalmente reconfortante ver os nossos jogadores da academia a chegar a clubes como o FC Midtjylland, ou o Empoli, que também o queria, e que estejamos a formar jogadores para sustentar financeiramente a academia do clube, algo que nos vinha faltando”, admitiu então o diretor desportivo do clube.

Jens Cajuste tinha apenas catorze jogos ao mais alto nível, na segunda divisão sueca, mas nem por isso o FC Midtjylland deixou de perceber que estava ali um caso sério. Se na primeira temporada em Herning não foi além de oitenta minutos na equipa principal dos Lobos, em 2019/20 assumiu mesmo uma posição importante na conquista do título por parte do recente emblema dinamarquês. Oscilando entre o banco e o onze inicial durante a fase regular da Liga Dinamarquesa, foi durante a fase de apuramento de campeão que Cajuste assumiu papel principal na equipa de Brian Priske. Em todos os oito jogos que disputou durante o play-off (que foram dez no total), Cajuste foi titular em sete deles, entrando ao intervalo no jogo que consagrou o FC Midtjylland como campeão.

Forte em todos os capítulos do jogo, Cajuste trouxe ao meio campo do Midtjylland o equilíbrio perfeito entre a solidez defensiva de Frank Onyeka e a arte ofensiva de Evander, servindo de elo de ligação entre a defesa e o ataque dos Lobos. Determinante para o sucesso da equipa, Cajuste destacou-se não só pela elegância dos seus movimentos, principalmente no transporte de bola, mas também pelo lado mais gregário do jogo ao registar números bem acima da média em matéria de tackles em zona ofensiva, interceções no último terço e duelos defensivos disputados por 90 minutos. Um verdadeiro box-to-box, Cajuste é um médio centro altamente completo, tão determinante para a recuperação da bola como para o início limpo da construção ofensiva e ligação entre setores.

Cajuste é elegância e classe, e nem quando é chamado a tarefas defensivas perde a postura. Qual Witsel sueco, é distinto na forma como leva a equipa para a frente na condução da bola, sendo cada vez mais um jogador determinante na construção através do passe. Da temporada passada para esta, Cajuste subiu a sua taxa de eficácia no passe dos 80% para os 88%, mantendo bastante altas as suas médias de recuperações de bola e interceções feitas dentro do meio campo ofensivo da sua equipa, bem como a sua média de duelos defensivos ganhos. Mesmo sendo ainda capaz da pontual paragem cerebral e relaxamento mental durante o jogo – muitas vezes visto durante os encontros da Liga dos Campeões -, é um jogador cada vez mais consistente, principalmente sempre que não se agarra demais à bola e executa numa velocidade acima daquela a que está habituado. Algo que não tem um problema de maior em solo doméstico, mas que é fatal, como se viu, quando o patamar sobe.

Com Andrea Pirlo e Sergio Busquets como ídolos, é fácil de ver a influência destes no jogo de Jens Cajuste. Um médio defensivo elegante de grande preponderância ofensiva, que faz do posicionamento a grande mais valia defensiva ao invés do atleticismo que até possui. Porém, versátil, Cajuste é muito mais do que isso e o seu raio de ação não se cinge somente aos metros à frente da linha defensiva da sua equipa. Tal qual o seu futuro. Jens Cajuste é o tipo de jogador cujo potencial não se cinge somente à Escandinávia e parece destinado a uma das grandes ligas do futebol mundial.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto