Social Media Icons

Top Nav

EDI SYLISUFAJ

fev. 19, 2021 0 comments

EDI SYLISUFAJ

VELOZ, POTENTE, ROBUSTO E SEMPRE PROGRESSIVO, EDI SYLISUFAJ É O TIPO DE JOGADOR QUE PROCURA SEMPRE LEVAR A EQUIPA PARA A FRENTE E QUE TEM SEMPRE OS OLHOS POSTOS NA BALIZA ADVERSÁRIA. FORTE NA FINALIZAÇÃO, O JOVEM AVANÇADO DO FALKENBERGS FF TERMINOU 2020 COMO O JOGADOR SUB-21 COM MAIS GOLOS MARCADOS NA PRIMEIRA DIVISÃO SUECA.

Apesar de não ter conseguido evitar a queda do Falkenbergs FF à segunda divisão sueca, Edi Sylisufaj assumiu-se como uma das principais confirmações da Allsvenskan passada com sete golos marcados em vinte e cinco jogos na principal divisão do futebol sueco. À primeira vista os números do jovem avançado sueco com raízes na fronteira entre a Albânia e o Kosovo não parecem impressionantes, mas é preciso ter em conta o contexto em que foram marcados. Afinal, falamos de um jogador de uma das equipas mais frágeis da competição, aos 20 anos e em plena temporada de afirmação profissional e, mais do que isso, posicional.


Nascido na Suécia há 20 anos, será pelo Kosovo paterno que Edi Sylisufaj irá dedicar o futuro internacional. Apesar das três internacionalizações Sub-17 pelo país nórdico, Sylisufaj prometeu o futuro à seleção kosovar e fruto da excelente temporada ao serviço do Falkenbergs FF, chegou já aos Sub-21 do país onde nasceram os pais que deixaram Tropojë, na Albânia, rumo ao Norte da Europa durante a guerra, tal como tantos outros refugiados de então. Surgido na equipa principal do clube em 2016, Sylisufaj precisou esperar até 2019 para ser opção regular no clube que o viu crescer e pelo qual sempre jogou desde os seis anos de idade.

Sylisufaj ingressou no Falkenbergs FF quando tinha apenas seis anos e foi uma década depois que fez história. Na sua estreia pelo clube, em 2016, perante o IFK Norrköping em outubro desse ano, Edi Sylisufaj tornou-se no primeiro jogador do novo milénio a disputar um jogo na primeira divisão sueca. Sylisufaj tinha 16 anos quando chegou à equipa principal do FFF onde despontava já um tal de Jesper Karlsson, aos 18 anos. Na Allsvenskan, Edi não foi além de 36 minutos, mas os registos conseguidos aos 16 anos no campeonato Sub-19 do país deixavam antever coisa boa. Em onze jogos pelos Sub-19 do Falkenbergs FF, Sylisufaj apontou treze golos.

Apesar de ter chegado à equipa principal do clube em 2016, Sylisufaj continuou a ser uma opção de recurso nos anos que se seguiram. Em 2017, já na segunda divisão sueca, não foi além de cinco presenças distribuídas por pouco mais de cem minutos, mas conseguiu, ainda assim, apontar dois golos, sempre a partir do banco. Do banco de onde praticamente não saiu em 2018, temporada de promoção do FFF, de novo, à Allsvenskan, e na qual Sylisufaj participou em apenas 50 minutos. Foi já três anos após a chegada à equipa principal do clube que Sylisufaj finalmente se assumiu no mesmo. Tinha 19 anos e no regresso ao convívio com os grandes suecos alternou entre a titularidade e o banco fazendo 19 jogos em 2019 (mas não mais do que 600 minutos), marcando um golo e uma assistência na temporada sofrida do FFF.

Com a saída de John Björkengren para Lecce, Edi Sylisufaj finalmente assumiu um papel de destaque no FFF e apesar de não ter conseguido evitar a queda do clube à Superettan, Sylisufaj assumiu-se como um dos melhores jovens da competição. Cimentando-se quase toda a temporada no corredor central do ataque quando até então ia alternando entre todos eles. A sua versatilidade e mobilidade é talvez o seu grande trunfo, possibilitando que Sylisufaj possa fazer qualquer uma das posições da frente de ataque da sua equipa, mas mais do que um extremo criador, Sylisufaj é um avançado, um finalizador, um definidor, um pouco à imagem de Jesper Karlsson, também ele, particularmente forte a fugir do corredor esquerdo para o central sempre em grande objetividade e verticalidade.

Veloz, potente, robusto e sempre progressivo, Edi Sylisufaj é o tipo de jogador que procura sempre levar a equipa para a frente e que tem sempre os olhos postos na baliza adversária. Forte na finalização (fez sete golos em cinco esperados) e acima de tudo no jogo entre-linhas e nos half-spaces, o jovem avançado do Falkenbergs FF terminou 2020 como o jogador Sub-21 com mais golos marcados na primeira divisão sueca. Sem ser particularmente forte no jogo associativo, a mais valia de Sylisufaj está na forma como identifica e ataca o espaço, sendo muito forte em jogo de transições e a explorar a profundidade ofensiva/as costas da defensiva contrária, qual Jamie Vardy sueco com origens no Kosovo.

Impressionante em Sylisufaj é também a sua capacidade para jogar longe da baliza, nas imediações da área adversária, tornando-se especialmente perigoso em situações de segunda bola. Foi, aliás, nesse tipo de situações que Sylisufaj fez muitas vezes a diferença com quatro dos seus sete golos a surgirem de remates efetuados fora da área e na sequência de lances de bola parada, o que permitiu a Sylisufaj ter uma luta muito particular com ele próprio pelo melhor golo da temporada na Suécia. Os golos apontados frente ao IFK Göteborg e frente ao Helsingborg, em 2020, são perfeitos exemplos disso mesmo.

Nascido na Suécia onde já fez história e filho de pai albanês e de mãe kosovar, será por este último que Edi Sylisufaj irá jogar futebol no futuro. Uma perda para o país nórdico que continua a ver algumas das suas grandes promessas fugirem para os países onde têm raízes (Ahmedhodzic é disso o principal exemplo). Sylisufaj ainda acalentou a esperança, mas a falta de oportunidades empurraram-no de volta aos Balcãs, qual ironia da vida. Surgido aos 16 anos na equipa do Falkenbergs FF, foi quatro anos depois que Edi Sylisufaj explodiu. Agora, surpreendentemente, acompanha o clube rumo à Superettan, mas certamente não ficará lá muito tempo.

Edi Sylisufaj inleder målskyttet i Falkenberg med ett mäktigt skott. #Allsvenskanpic.twitter.com/ZZHh21c5hs
— Allsvenskan (@AllsvenskanSE) July 19, 2020

Edi Sylisufaj sätter ett nytt snyggt mål när han reducerar för @FFF_Live. #Allsvenskanpic.twitter.com/MKClDQxN5D
— Allsvenskan (@AllsvenskanSE) July 23, 2020

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto