Social Media Icons

Top Nav

CARL GUSTAFSSON

dez. 17, 2021 0 comments


SE RÚBEN NEVES RENASCESSE PARA O FUTEBOL ENQUANTO JOVEM JOGADOR SUECO FACILMENTE PODERIA SER BATIZADO DE CARL GUSTAFSSON. VISÃO DE JOGO, QUALIDADE DE PASSE E DESEQUILÍBRIO ATRAVÉS DELE, NUM PERFIL QUE NÃO SE ENCONTRA EM MUITOS JOGADORES DO FUTEBOL EUROPEU
Apesar de ter terminado a temporada com duas derrotas nos dois últimos encontros, o sexto lugar alcançado pelo Kalmar FF definiu-se como a grande surpresa da época sueca. Ao conjunto orientado por Henrik Rydström não pode ser retirado o título de equipa sensação da época e mais do que os resultados alcançados, impressionou a qualidade exibicional do conjunto de Kalmar. Com um futebol fluido, ofensivo e uma grande obsessão pela posse de bola, o Kalmar introduziu a Suécia a algo próximo de um Tiki-Taka à moda nórdica, mas nada disto seria possível se, no plantel às ordens do antigo médio do clube não estivesse um jovem muito especial: Carl Gustafsson.

Se Oliver Berg terminou a temporada entre os eleitos para jogador do ano na Allsvenskan e se assumiu como a grande figura do Kalmar em 2021, também Carl Gustafsson foi determinante para o modelo de jogo de futebol apoiado imposto no clube e que valeu o título de treinador do ano a Henrik Rydström. Depois de escassas aparições em 2019 e de uma utilização mais regular, mas não totalmente constante, em 2020, foi em 2021 que Carl Gustafsson cimentou a sua posição no centro do terreno do emblema vermelho e branco. O jovem médio de 21 anos foi peça fundamental no processo coletivo do Kalmar e apenas não esteve em campo num dos trinta jogos da equipa na Allsvenskan. O regresso de Rydström ao clube onde é lenda como jogador, agora como treinador, foi fundamental para a explosão de Gstafsson como jogador.

"Claro que achei positivo quando Rydström entrou. Conhecia o seu estilo de liderança, gosto dele e da forma como quer jogar, e que me convém. Depois de um 2020 um pouco mais difícil, surgiu a oportunidade de dar alguns passos em frente. É mais divertido ter a bola. Foi nesse futebol que eu cresci, desde os escalões jovens em Berga, até ao Kalmar FF, todo o tempo de formação. Recentemente, principalmente no ano passado, jogámos muito sem bola. Um jogo que você também precisa dominar, ainda assim. O ano passado foi muito importante para mim, ver um futebol diferente daquele a que estava habituado. Eu aprendi muito. Às vezes, precisas jogar com facilidade e ser capaz de te preparar mentalmente para partidas em que sabes que não terás tanto a bola. O jogo de passes é a minha melhor qualidade e seria estranho não usar o que faço realmente bem. Ganho confiança e, neste sistema, também ganho muito com isso", afirmou em entrevista ao site do clube.

Gustafsson foi totalista em praticamente todos os encontros da temporada e dificilmente podia ser de outra forma. Em campo, o jovem médio sueco destaca-se dos demais devido ao cabelo loiro quase branco que elegantemente ostenta, mas é quando a bola lhe chega aos pés que a coisa se torna realmente séria. Com uma qualidade de passe verdadeiramente de elite, são poucos os jovens médios em todo o futebol Europeu que oferecem tanto à distribuição da sua equipa como Gustafsson. Principalmente no passe mais longo, o jovem médio do Kalmar é inigualável num perfil que mais se assemelha ao de um quarterback em futebóis de outras paragens.

A colocar a bola onde quer, Carl Gustafsson é verdadeiramente impressionante principalmente quando o jovem médio procura ser progressivo. A sua distribuição longa é fenomenal e não surpreende que tenha terminado a temporada sueca com registos de topo no que a passes para o último terço e passes longos por 90 minutos diz respeito. Apenas Magnus Eriksson e Sebastian Ohlsson efetuaram mais passes para o último terço do campo e poucos foram os que suplantaram Gustafsson em matéria de through passes concluídos. O jovem médio do Kalmar foi um dos jogadores da liga sueca com mais passes progressivos efetuados e nenhum jovem jogador da competição chegou sequer perto dos seus registos.

Carl Gustafsson é um jogador especial e o seu perfil não tem igual na liga sueca. Se defensivamente não é particularmente forte e necessita de cobertura, o jovem médio do Kalmar é diferenciador quando a sua equipa tem a posse de bola. Cérebro, maestro e acima de tudo distribuidor de jogo, Carl Gustafsson é claramente uma mais-valia em modelos que privilegiam a posse de bola e as suas exibições em Kalmar fizeram-no chegar à seleção Sub-21 da Suécia quando até então somava apenas meia dúzia de internacionalizações e ainda ao serviço dos Sub-16 do país nórdico.

Ver Carl Gustafsson jogar em 2021 passou a ser uma prioridade para todos aqueles que seguem de perto a Allsvenskan e apesar de ter surgido já há duas temporadas na primeira equipa do Kalmar, o jovem médio foi uma das revelações da época que agora termina. Médio de grande classe e dotado de uma grande capacidade de construção em terrenos mais recuados, visão de jogo e uma qualidade de passe absurda, principalmente no passe longo, progressivo e vertical para o último terço do campo, Gustafsson oferece critério e criatividade à organização ofensiva da sua equipa. Ofensivamente, é uma mais-valia, mesmo que do ponto de vista defensivo tenha muito por onde melhorar. Gustafsson não é particularmente forte ou agressivo nos duelos sem bola faltando-lhe a tal “intensidade” determinante para segurar um meio-campo a dois homens.

Se Rúben Neves renascesse para o futebol enquanto jovem jogador sueco facilmente poderia ser batizado de Carl Gustafsson. O jovem médio do Kalmar não tem ainda a chegada à área do internacional português e a coragem para assumir ele próprio a finalização, mas as mais valias trazidas ao futebol por Gustafsson são em muito semelhantes às do antigo médio do FC Porto. Visão de jogo, qualidade de passe e desequilíbrio através dele, num perfil que não se encontra em muitos jogadores do futebol europeu. Em toda a Europa do futebol, poucos médios são tão progressivos como o foi Carl Gustafsson em 2021 ao serviço do Kalmar FF.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto