Social Media Icons

Top Nav

PATRIK WÅLEMARK

dez. 10, 2021 0 comments
PATRIK WÅLEMARK

NUMA TEMPORADA EM QUE MUITO SE ESPERAVA DO BK HÄCKEN, APENAS PATRIK WÅLEMARK BRILHOU COM A INTENSIDADE ESPERADA. ENDIABRADO, O JOVEM EXTREMO SUECO FOI UMA MÁQUINA DE CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE GOLO, FABRICANDO PERIGO QUASE SEMPRE QUE A BOLA LHE CHEGOU AOS PÉS

A Suécia tem um novo menino bonito. Poucos meses após a saída de Jesper Karlsson do IF Elfsborg rumo a Alkmaar, um novo jovem e endiabrado extremo emerge sob as cores amarelo e preto. Não em Borås, mas a Oeste, em Gotemburgo, desta vez. A temporada não foi de recordação para o BK Häcken, tanto como foi para Patrik Wålemark. Aos vinte anos, nove golos e seis assistências depois, o jovem internacional sub-21 sueco emergiu como uma das figuras da competição e está hoje um passo mais próximo de uma grande venda nos próximos mercados de transferências.

Entre a classe efémera de Daleho Irandust, a inconsistência de Leo Bengtsson e Tobias Heintz, a promessa de Bénie Traoré e os golos de Alexander Jeremejeff, houve um nome que brilhou mais forte: Patrik Wålemark. Aos 20 anos, o canhoto ex-Qviding FIF explodiu, num 2021 para mais tarde recordar. Pelo BK Häcken apontou nove golos e rubricou seis assistências na Allsvenskan, chegando também este ano à seleção Sub-21 do seu país. Com sete golos e três assistências pela Suécia, Wålemark tem sido uma das figuras do país nórdico na qualificação rumo ao Europeu 2022, ajudando a Suécia a liderar o Grupo F com mais um ponto do que a poderosa Itália.

É dentro de portas, porém, que Wålemark tem deixado a sua marca particularmente vincada. Os registos com que terminou a Allsvenskan 2021 deixam-no entre os oito jogadores com maior influência direta em golos (15) e o melhor Sub-21 da competição nesse indicador. Na verdade, o mais jovem jogador com registos semelhantes aos do extremo do Häcken é mesmo Astrit Selmani (16) e, esse, tem já mais cinco anos do que Wålemark. Amoo, por exemplo, com a mesma idade do homem do Häcken, ficou a uma assistência dos seus registos.

Com uma segunda metade de temporada particularmente impressionante, mais do que uma revelação, Patrik Wålemark foi uma confirmação. O jovem extremo já tinha deixado boas indicações na temporada passada com três golos e três assistências pelo clube de Gotemburgo em 21 jogos disputados (mas apenas 949 minutos de primeira liga) e a sua ascensão a titular absoluto do clube de Hisingen não defraudou expetativas. Acompanhando a melhoria exibicional do Häcken após uma entrada surpreendentemente má na temporada, sete dos nove golos que apontou, bem como cinco das suas seis assistências, tiveram lugar a partir da 17ª jornada, já dentro da segunda metade da época sueca.

Patrik Wålemark não é apenas uma máquina de definição no último terço, como se isso já fosse pouca coisa. O canhoto de 20 anos é um dos jogadores mais progressivos da liga sueca em condução de bola fruto de uma agilidade que lhe permite ser um dos jogadores mais eficazes no drible em toda a competição. Apenas quatro jogadores terminaram a Allsvenskan 2021 com mais corridas progressivas do que o jovem do Häcken, sendo que apenas dois o suplantaram em matéria de total de dribles concretizados. Wålemark terminou mesmo a liga sueca como o quarto Sub-21 com a melhor taxa de eficácia no drible.

Com uma capacidade impressionante para levar a equipa para a frente fruto de uma velocidade, agilidade e capacidade de drible desconcertante, Patrik Wålemark estabeleceu-se como um dos jogadores mais entusiasmantes da Allsvenskan em 2021 e as comparações com Jesper Karlsson surgem com naturalidade. Indo mais longe, o jovem extremo do Häcken recorda mesmo um certo jogador neerlandês que se especializou em pequenas diagonais da direita para o centro, num movimento tão simples como indefensável. Tal como Arjen Robben, preparando a mira para um pé esquerdo que coloca a bola onde quer, numa relação com o golo ao alcance de poucos - ou se quisermos, numa comparação mais local, um perfil em muito semelhante ao de Dejan Kulusevski. Ao contrário do lendário extremo neerlandês, Wålemark é até mais versátil posicionalmente não sendo estranho a posições mais centrais, quer como número dez, quer no apoio mais direto ao ponta de lança como segundo avançado. Grande parte dos seus dribles são seguidos de um remate, sendo que quatro deles resultaram mesmo em golo.

Patrik Wålemark está destinado aos grandes palcos e logo a sua estreia a titular deixava antever o que aí vinha. Em pouco menos de uma hora em campo frente ao IF Elfsborg, ainda em julho de 2020, o jovem sueco marcou, assistiu por duas vezes e ainda sofreu uma grande penalidade que lhe permitiu estar em quatro dos seis golos com que o Häcken derrotou o adversário. O seu molde, Jesper Karlsson, assistia a tudo isto em posição privilegiada, do outro lado do campo. Seguido por alguns dos mais importantes clubes europeus como o Anderlecht, o AS Monaco, o Ajax, o Girondins de Bordeaux, a Atalanta, o Sassuolo ou a Sampdoria, será uma questão de tempo até que também Wålemark deixe o ninho e voe rumo a campeonatos de outra dimensão.

Numa temporada em que muito se esperava do BK Häcken, apenas Patrik Wålemark brilhou com a intensidade esperada. Endiabrado, o jovem extremo sueco foi uma máquina de criação de oportunidades de golo, fabricando perigo quase sempre que a bola lhe chegou aos pés, revelando uma apetência muito interessante – e determinante no futebol atual - para recuperar a bola em zonas altas do campo e em momentos de contra-pressão. Para o seu treinador, Per-Matias Høgmo, Wålemark é “sem dúvida um dos maiores talentos do futebol sueco em muito, muito tempo. Como treinador é incrível ver um jogador evoluir à velocidade que ele evoluiu. Começou a ganhar algum físico recentemente, tem uma competência extrema a driblar adversários com facilidade e além de conseguir fugir deles em situações de um para um, tem um pé esquerdo cirúrgico capaz de assistir e marcar golos. Evoluiu imenso esta temporada e acredito que se irá tornar num dos melhores jogadores suecos no futuro”.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto