Social Media Icons

Top Nav

TASHREEQ MATTHEWS

dez. 20, 2021 0 comments

Ao longo dos últimos meses nenhum clube nas principais divisões do futebol sueco cresceu tanto como o Varberg BoIS - nem mesmo o IFK Värnamo que em 2021 conquistou a promoção à Allsvenskan após promoções consecutivas, da terceira, à primeira. O emblema verde e preto tem desbravado caminho como nenhum outro e depois dos feitos históricos de 2019 e 2020, voltou a alcançar a manutenção junto da elite do futebol sueco, em 2021. Tashreeq Matthews não acompanhou todo este trajeto, mas depois de se ter revelado como um nome a ter em conta em 2020, teve em 2021 a sua temporada de explosão.

Se em 2019 o Varberg BoIS fez história ao alcançar a Allsvenskan pela primeira vez desde a sua fundação em 1925, a manutenção alcançada nos dois anos seguintes não foi um feito menos impressionante. A equipa orientada por Joakim Persson em todo este percurso tem sido uma das grandes surpresas do futebol sueco nos tempos mais recentes e serve de exemplo para o que o positivismo futebolístico pode alcançar. A manutenção de 2020 foi por si só um feito extraordinário e a perda de Astrit Selmani, a sua figura máxima nos dois anos históricos do clube, deixava antever grandes dificuldades ao Varberg BoIS em 2021. Afinal, com o orçamento mais baixo e o plantel menos valioso da Allsvenskan, o clube verde e preto era, mais uma vez, para muitos, o principal candidato à despromoção em 2021.

A armada sul-africana de Persson, porém, voltou a desafiar a lógica e nem mesmo a perda do seu melhor marcador em 2019 e 2020 foi um problema inultrapassável para o Varberg BoIS. Muito por culpa de Tashreeq Matthews que depois de muito ter prometido em 2020, confirmou todo o seu potencial na temporada que agora finda. Aos 21 anos, o extremo sul africano perfila-se como a próxima grande venda do clube depois de uma temporada de alto nível, a qual terminou com cinco golos e cinco assistências. Poucos foram os jogadores na Allsvenskan com maior participação direta em golos e, desses, apenas dois deles, de idade semelhante ou inferior à de Tashreeq Matthews.

O pedigree de Tashreeq Matthews impressiona. Formado nas icónicas escolas do Ajax de Cape Town, chegou à Europa em 2018 pela mão do Borussia Dortmund por quem chegou a disputar a UEFA Youth League. Em 2019 foi emprestado ao Utrecht e uma curta passagem arrasadora pelos Sub-19 do clube neerlandês fez soar os alarmes no futebol sueco. Antes de chegar ao Varberg BoIS ainda passou despercebido por Helsingborg, mas desde aí a sua ascensão tem sido meteórica. Habitualmente suplente em 2020, Matthews prometeu explodir em 2021 e não dececionou.

NUMA ALTURA EM QUE O FUTEBOL CAMINHA CADA VEZ MAIS RUMO À MECANIZAÇÃO, TASHREEQ MATTHEWS É UMA LUFADA DE AR DE FRESCO. O JOVEM EXTREMO DE 21 ANOS TEM O FUTEBOL DE RUA NOS PÉS E UMA INOCÊNCIA; CRUEZA QUE HÁ MUITO SE PERDEU. MATTHEWS É EXCITANTE, É ENTUSIASMANTE, É A RECORDAÇÃO DO FUTEBOL PELO QUAL TODOS NOS APAIXONÁMOS

Internacional Sub-20 pela África do Sul em apenas uma ocasião, Tashreeq Matthews promete queimar etapas e afirmar-se como figura da sua seleção mesmo sem ter passado pelas camadas jovens da mesma. Criativo, rápido, ágil, Matthews é um extremo endiabrado que serpenteia entre os adversários para os ferir com letalidade. Capaz de jogar em qualquer um dos corredores atacantes com igual eficácia, Matthews impressiona pela versatilidade e capacidade para impactar no jogo independentemente da posição que ocupe no terreno. Seja à esquerda, à direita ou ao centro, Matthews marca e assiste com igual facilidade.

Numa altura em que o futebol caminha cada vez mais rumo à mecanização, Tashreeq Matthews é uma lufada de ar de fresco. O jovem extremo de 21 anos tem o futebol de rua nos pés e uma inocência; crueza que há muito se perdeu. Matthews é excitante, é entusiasmante, é a recordação do futebol pelo qual todos nos apaixonámos. Tashreeq Matthews é apaixonante. Contagiante. Um jogador que galvaniza, que pega na bola e leva a sua equipa para a frente. Tanto, que terminou 2021 entre os jogadores da Allsvenskan com mais corridas progressivas registadas. Entre os Sub-21 da competição, apenas Patrik Walemark superou o sul-africano.

Tashreeq Matthews joga sempre em alta rotação, tenha ou não a bola nos pés. Apesar de franzino, é um poço de trabalho. Um jogador eletrizante. Altamente progressivo com a bola nos pés, poucos foram os jogadores da Allsvenskan com maior progressão de bola em condução, em 2021. Forte tecnicamente e extremamente ágil, não surpreende também que o extremo do Varberg BoIS tenha terminado a época entre os jogadores com mais dribles realizados na Allsvenskan. Criativo e imprevisível, defender Tashreeq Matthews é uma tarefa inglória: dribla, assiste, finaliza. Muda de velocidade como poucos. É letal em campo aberto devido à sua velocidade, mas a explosividade e quick feet permitem-lhe ser igualmente perigoso em espaços curtos. Matthews cria vantagens não só para si, mas para proveito coletivo tendo terminado a época entre os jogadores com mais passes para finalização efetuados.

Com cinco golo e cinco assistências em 2021, Matthews acabou a época a ser eleito o jogador revelação do Varberg BoIS. O jovem sul-africano cumpriu aquilo que prometera em 2020 e uma subida de patamar seguramente o aguarda nas semanas que se seguem. A única dúvida é perceber a dimensão do degrau que irá subir: rumo a uma equipa de topo do futebol sueco ou, até, mais do que isso. Martin Pringle, ele mesmo, diretor desportivo do Varberg BoIS, já se resignou: “as hipóteses de Matthews jogar pelo clube em 2022 são escassas”.

Big fan of South Africa's young talent Tashreeq Matthews, putting up an average of 0.65 goal contributions per 90 this season in a very average Varberg. Intense presser, great ball carrier and a solid chance creator. Often causing havoc on the inside. pic.twitter.com/TXE64jgZYk— Marcus Bring (@MarcusBr22) July 26, 2021

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto