Social Media Icons

Top Nav

ONZE REVELAÇÕES DO INÍCIO DE ÉPOCA 2022

mai. 19, 2022 0 comments

A temporada sueca, norueguesa e finlandesa vai lançada e ainda que estejamos somente a cumprir as primeiras rondas de competição são já vários os nomes revelados um pouco por cada uma destas competições. Uns já com alguns (muito poucos) minutos de competição em 2021, outros, em estreia absoluta no futebol profissional ou de primeira divisão. Olhemos, por isso, para onze das grandes revelações deste início de temporada na Allsvenskan, Eliteserien e Veikkausliiga, nomes a ter debaixo de olho com muita atenção para o que resta da temporada.

OSCAR UDDENÄS (BK HÄCKEN)

OSCAR UDDENÄS

Apesar de ter sido uma das figuras chave da promoção histórica do IFK Värnamo à Allsvenskan em 2021, Oscar Udennäs chegou à principal divisão do futebol sueco sem qualquer experiência nesse patamar. Formado entre Malmö e Ferrara, para onde se transferiu em 2019 para ingressar nas equipas jovens da SPAL, foi em Värnamo que acabou por se revelar ao mundo do futebol. Seis golos em vinte e dois encontros da Superettan em 2021 foram suficientes para fazer o Häcken acreditar que estava ali o substituto perfeito de Patrik Wålemark e, a verdade, é que o clube de Gotemburgo parece não se ter enganado. Já com quatro golos e uma assistência em nove encontros entre Taça e Allsvenskan, Uddenäs encaixou como uma luva no papel do agora extremo do Feyenoord. Canhoto a jogar sobre a direita, foge do corredor lateral para o central de forma a explorar o seu bom pé esquerdo num movimento celebrizado por Arjen Robben e tão bem desempenhado a Norte por nomes como Jesper Karlsson (em sentido oposto), Patrik Wålemark e, até, numa fase inicial da carreira, Dejan Kulusevski. Com uma capacidade de drible devastadora e uma facilidade enorme para surgir em zonas de finalização, Oscar Uddenäs tem sido um dos grandes desequilibradores deste início de temporada na Suécia, marcando ou assistindo.

OTTO ROSENGREN (MJÄLLBY AIF)

OTTO ROSENGREN

E quando se imaginava que o Mjällby AIF entrava para a nova temporada como um dos principais responsáveis à despromoção, senão mesmo o principal, ei-los em plena sexta posição ao fim de oito encontros e já com nove pontos de vantagem sobre os lugares de despromoção automática, diferença que poderá vir a ser decisiva com o avançar da temporada. No miolo deste surpreendente início de época do conjunto de Hällevik tem estado o jovem Otto Rosengren de 19 anos. Um médio centro criativo com qualidade na condução de bola e drible, mas também com uma tenacidade interessante para a idade que se revela num número interessante de recuperações de bola por 90 minutos. É, porém, na progressividade que Rosengren se destaca, seja ela conseguida através do passe ou da condução de bola. É forte no passe longo e eficaz no passe progressivo. Formado no clube e acabado de fazer 19 anos, Rosengren chegou a 2022 com pouco mais de 60 minutos na primeira divisão sueca e assumiu neste início de temporada um lugar de destaque na equipa orientada por Andreas Brännström.

NOAH SÖDERBERG (IF ELFSBORG)

NOAH SÖDERBERG

Apesar de ter começado a surgir na equipa principal do Elfsborg ainda em 2021, Noah Söderberg leva já tantos minutos esta temporada como em toda a anterior. O seu estatuto no conjunto de Jimmy Thelin é claramente outro e, hoje, é uma das primeiras opções para o miolo da equipa de Borås. Sem surpresa. Altamente completo, Söderberg alia capacidade defensiva a boa qualidade na construção e condução de bola. Aos 20 anos, tem já um perfil físico robusto que é determinante na resistência à pressão e na capacidade de cavalgar metros em condução. Muito forte também na distribuição, elegante, e dotado de uma visão de jogo muito interessante. É, porém, do ponto de vista defensivo que Söderberg mais se destaca estando entre os jogadores com os melhores registos da liga por esta altura no que a recuperações de bola e interceções diz respeito, principalmente, quando no meio-campo ofensivo. Söderberg é fortíssimo nos duelos e é mesmo um dos jogadores da Allsvenskan com mais duelos defensivos disputados e ganhos. Tudo isto com uma classe e elegância muito particular.

OLIVER ZANDÉN (IF ELFSBORG)

OLIVER ZANDÉN

Apesar do início de temporada algo aquém do esperado, o Elfsborg (que ocupa somente o décimo lugar na Allsvenskan) tem sido palco de alguns dos mais promissores jovens jogadores a atuar na Suécia. Oliver Zandén é um deles e uma das grandes e maiores revelações do futebol sueco em 2022. Aos 20 anos, chegou à nova temporada com apenas cinco jogos pela equipa principal do Elfsborg na primeira divisão sueca e em apenas algumas semanas de competição na nova temporada já praticamente dobrou esse registo. Mais do que isso, fazendo-o em grande estilo. Em apenas oito rondas de Allsvenskan, Zandén já leva três assistências – o registo máximo entre os U23 e apenas igualado por Magnus Eriksson e Jonathan Levi – que são elucidativas da sua forma de jogar: Zandén é lateral de equipa grande, de grande propensão ofensiva, e oferece imensa profundidade e capacidade de desequilíbrio no flanco esquerdo. É fortíssimo em condução, no drible, e a levar a equipa para a frente, sendo, ainda para mais, um jogador com um último passe venenoso. Fortíssimo na pressão e contra pressão, é também uma máquina de recuperação de bola em terrenos altos e o próprio perfil físico torna-o quase imbatível pelo ar. Dificilmente o futuro da lateral esquerda da seleção sueca não passa por aqui.

KRISTOFFER LUND HANSEN (BK HÄCKEN)

KRISTOFFER LUND HANSEN

Entre Erick Otieno, Mohanad Jeahze, Oliver Zandén, Laorent Shabani e, claro está, Lund Hansen, a Allsvenskan tem sido em 2022 o local a observar na busca por bons laterais/alas esquerdos com capacidade para impactar no último terço. Sem espaço no Midtjylland, rumou ao Häcken ainda em 2021 onde se impôs com alguma naturalidade na equipa de Gotemburgo, mas nunca ao nível do que vai fazendo neste início de temporada. Em bom rigor, Lund Hansen talvez já não seja uma revelação, mas sim uma confirmação, mas os seus números em 2022 merecem ser destacados. Também ele um lateral de grande propensão ofensiva, destaca-se na condução de bola envolvência no processo ofensivo e último terço, mas também pela forma como agressivamente procura recuperar a bola após perda. É extremamente eficaz a levar a bola para a frente em condução e tem também um último passe venenoso. Está entre os jogadores da Allsvenskan com mais passes chave por jogo, que mais cruzamentos tira por 90 minutos, que melhor taxa de eficácia no cruzamento regista, que melhor taxa de eficácia no drible regista e que mais interceções no último terço protagonizou. É, por tudo isto, um dos jogadores com mais metros progredidos em condução em toda a competição.

JOE MENDES (AIK)

JOE MENDES

Nascido em Solna e com raízes na RD Congo, Josafat Mendes, Joe para os amigos, é mais um dos produtos multiétnicos do AIK, imagem de marca do clube. Já o tinha dito a propósito de Yasin Ayari, mas pouca coisa beneficiou tanto o futebol sueco nas últimas duas décadas do que o multiculturalismo que se estabeleceu nas grandes metrópoles da Suécia e do qual Ibrahimovic é naturalmente o expoente máximo. Joe Mendes é mais um desses exemplos. A ganhar espaço na equipa principal do AIK desde a Taça da Suécia e cada vez mais uma real ameaça à titularidade de Mikael Lustig, Joe Mendes oferece uma capacidade física, atlética, técnica e de desequilíbrio no último terço que o experiente e veterano internacional sueco já não consegue oferecer. Fortíssimo na condução e no drible, Joe Mendes tem sido uma boa surpresa do início de temporada e poderá ser determinante numa época triunfante do AIK como parece começar a desenhar-se. Grzelak precisava de mais desequilíbrio e capacidade ofensiva para acrescentar à sua organização defensiva de excelência e encontrou-o muito em Joe Mendes, saltando à vista a sua capacidade associativa com excelentes taxas de eficácia em matéria de passe, cruzamento e passe para finalização. Com apenas duas internacionalizações pelos U16 suecos, Joe Mendes pode muito bem saltar diretamente para os U21 do seu país nas próximas semanas.

ISAK HIEN (DJURGÅRDEN IF)

ISAK HIEN

Apesar de estar ligado ao Djurgården desde janeiro de 2021, só agora – e com a saída de Jacob Une Larsson - Isak Hien se estabeleceu como uma verdadeira opção no emblema de Estocolmo. Regressado de empréstimo ao Vasalund então da segunda divisão, é caso para dizer: onde andou este Isak Hien tanto tempo. Afinal, o poderoso defesa central tem já 23 anos, mas a forma fácil como se incorporou no onze inicial do DIF em 2022 é reveladora de algum tempo perdido nas profundezas do futebol sueco. Hien tem sido uma grande revelação em 2022. Poderoso fisicamente e uma grandíssima ameaça em situações de bola parada, o central sueco de metro e noventa e um impressiona pela multiplicidade de ameaças que representa. Fisicamente impositivo, é quase inultrapassável no jogo aéreo seja defensivo, seja ofensivo, mas acrescenta igualmente imenso em matéria de construção seja através do passe seja na forma fluida como aniquila linhas em condução.

NOAH EILE (MJÄLLBY AIF)

NOAH EILE

Também determinante para o bom (e surpreendente) início de época que vai sendo protagonizado pelo Mjällby AIF é Noah Eile, defesa central de 19 anos emprestado pelo Malmö ao clube amarelo e preto. Defesa central à antiga, do alto do seu metro e noventa e cinco, Noah Eile é um esteio defensivo que está longe de ser limitado com a bola nos pés. Na verdade, além de ser um dos jogadores da Allsvenskan com mais duelos aéreos deputados, Eile revela mobilidade para defender alto no terreno e com isso ser, também, um dos jogadores com mais interceções conseguidas no meio-campo ofensivo mostrando inteligência e capacidade de leitura de jogo para se antecipar aos adversários. Sintomático da sua complexidade enquanto jogador são as boas taxas de eficácia no passe, curto e longo, que vai registando neste início de temporada não sendo, por isso, surpresa, que Noah Eile seja já chamado aos U21 do seu país após um largo histórico ao serviço dos U17 suecos. Consigo em campo, o Mjällby abriu a temporada com quatro clean sheets nas cinco primeiras jornadas de 2022.

CHRISTOS ZAFEIRIS (FK HAUGESUND)

CHRISTOS ZAFEIRIS

Nascido em Atenas há 19 anos, está há dez na Noruega e é pelo país nórdico que vai fazendo a sua carreira internacional. Com presenças ao serviço dos U15, U16, U17, U18 e U19 da seleção norueguesa, Zafeiris é um dos médios ofensivos mais promissores do país (e um dos mais cogitados internacionalmente tendo já treinado à experiência no Chelsea) e ainda que o seu futuro internacional possa passar pela Grécia, é na Eliteserien que vai mostrando todo o seu talento. Produto da formação do Vålerenga foi pela mão do Grorud IL que chegou ao futebol profissional e depois de duas boas temporadas nas divisões secundárias da Noruega, vai agora explanando todo o seu talento nos principais palcos do país. A época pode até nem estar a correr de feição ao Haugesund, mas Zafeiris vai deixando a sua marca. Do talentoso médio ofensivo já se conhecia a fantasia, mas é sem a bola nos pés que também tem impressionado em 2022 registando números interessantes em matéria de recuperação de bola. Como segundo médio de despesas mais criativas ou no apoio ao avançado, Zafeiris tem uma qualidade técnica extraordinária e uma capacidade de passe, curto e longo, ao alcance de poucos. É um criativo, tem uma visão de jogo assinalável e é fortíssimo no último passe registando já duas assistências, mas sendo um dos jogadores da Eliteserian com mais passes para finalização efetuados.

KAI MERILUOTO (FC ILVES)

KAI MERILUOTO

Finlandês de ascendência japonesa, Kai Meriluoto é desde logo um dos jogadores mais intrigantes do atual futebol finlandês. Porém, o jovem atacante é mais do que multiculturalidade e em apenas seis jogos de Veikkausliiga leva já quatro golos e uma assistência. Aos 19 anos é um dos melhores marcadores da primeira divisão do seu país e logo em temporada de estreia. Internacional entre os U16 e os U20 da Finlândia, Meriluoto leva já algumas temporadas de grande destaque na terceira e segunda divisão finlandesa e o seu crescimento tem sido impressionante. Na primeira grande oportunidade da carreira não tem defraudado expetativas e em dez jogos pelo Ilves, entre Taça da Liga e Liiga, tem quase tantos golos quanto jogos, tendo mesmo marcado em três jornadas consecutivas na Veikasuliiga. Particularmente impressionante em Meriluoto é a sua versatilidade mostrando capacidade para jogar, e mais do que isso, impactar, seja como avançado centro, extremo em qualquer um dos corredores, ou até no apoio a um avançado mais posicional. Meriluoto é uma ameaça múltipla, um avançado móvel, versátil e dinâmico, que vai revelando uma relação especial com o golo. Algo que não é de agora, diga-se, já que o formando do HJK somou 31 golos em 56 jogos pela equipa secundária do gigante de Helsínquia.

OTSO LIIMATTA (AC OULU)

OTSO LIIMATTA

Depois de ter dado a conhecer nomes como Jere Kallinen ou Miika Koskela, o AC Oulu voltou a fazer das suas e revelou ao Mundo Otso Liimatta. O conjunto finlandês orientado pelo português Ricardo Duarte não estava na primeira divisão finlandesa desde 2010, mas tem sido uma das grandes escolas de formação do país nos últimos anos. Otso Liimatta é mais um dos exemplos disso mesmo e aos 17 anos é figura central e de destaque no conjunto de Oulu. Internacional U16 e U18 pela Finlândia, foi titular em todos os encontros da Veikausliiga esta temporada depois de breves e muito esporádicas aparições em 2021. Criativo, fantasista, Liimatta mostra-se muito forte e confortável com a bola nos pés e a querer fazer coisas acontecer. É forte em condução e no drible, é jogador de último passe, mas revela igualmente uma tenacidade interessante que o torna num dos atacantes com melhor média de recuperações de bola por jogo na Veikausliiga. Qualidade técnica, bola colada ao pé. De longe o jogador com melhor % no drible na Liiga, tornou-se no primeiro jogador de 2004 a marcar na competição.

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Recent Comments

Formulário de Contacto